Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Baianas Ozadas e Dani Mã celebram o encontro de Minas com a Bahia no novo single “Muntcha História”

Parceria inédita entre o líder do bloco, Geo Ozado, e o compositor soteropolitano, é um hino de boas-vindas e pertencimento; faixa já está disponível nas plataformas digitais

O Baianas Ozadas, bloco responsável por “baianizar” o Carnaval de Belo Horizonte, acaba de lançar nas plataformas de streaming a canção “Muntcha História”. A faixa é fruto de uma parceria potente entre o fundador do bloco, Geo Ozado, e o cantor e compositor soteropolitano Dani Mã, celebrando a conexão visceral entre a musicalidade da Bahia e a acolhida mineira.

A nova música chega como um verdadeiro hino de boas-vindas e pertencimento. Com uma letra que narra as primeiras impressões e a magia de quem chega pisa os pés na cidade da Bahia e é imediatamente “escolhido” pelo lugar. A canção evoca símbolos sagrados da cultura afro-brasileira, como do tabuleiro da baiana de acarajé e faz um trocadilho com a orixá Oyá (iansã), a quem a iguaria da culinária baiana é ofertado, além de toda”ozadia” necessária para se jogar na roda para viver o que a Bahia pode proporcionar.

A colaboração traz a legitimidade de dois artistas que respiram a cultura baiana. Dani Mã, nascido em Salvador, é conhecido por sua trajetória como um “antropófago musical”. Com quatro álbuns lançados, o artista transita com fluidez entre o Blues, o Tropicalismo e as sonoridades do Recôncavo Baiano. Ao unir sua essência à de Geo Ozado, o resultado é uma obra envolvente e dançante. “É uma música que traduz o ‘dendê’ presente no sangue e na alma de quem vive o carnaval, o que a Bahia tem para oferendar. Ela fala sobre aquele arrepio, aquela brisa boa que bate quando a gente percebe que encontrou o seu lugar no mundo. Numa mesma perspectiva, é como dizia Jorge Amado: – Baiano é um estado de espírito”, destaca o líder do Baianas Ozadas.

Nas redes sociais, o lançamento já virou motivo de diversão e engajamento entre os seguidores do bloco. Um post com uma montagem do ator Wagner Moura viralizou ao mostrar artista baiano dançando a nova canção. No vídeo bem-humorado, o ator aparece em dois momentos inusitados que casaram perfeitamente com o ritmo: em um take, veste trajes de gala na parte de cima e ceroula na parte de baixo; em outro, surge impecável em traje de gala completo ao receber o Globo de Ouro, ilustrando o espírito livre e descontraído da música.

“Muntcha História” já tem lugar garantido no repertório oficial do desfile de 2026, reafirmando a força do Carnaval de Belo Horizonte no cenário nacional. A festa na capital mineira consolidou-se como uma das maiores e do país, atraindo milhões de foliões e servindo como vitrine fundamental para a diversidade cultural brasileira.

Mas a “ozadia” do Baianas rompe fronteiras estaduais neste ano. Além de ser apresentada em Belo Horizonte, a música também será levada para o Carnaval de São Paulo. Geo Ozado foi convidado especial para cantar no trio elétrico do bloco Bahianidade, na terça-feira de Carnaval, levando o axé mineiro-baiano e a novidade musical para a folia paulistana.

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4HrfMdMd9PHXwFJIRcMdyO

Legado e Ancestralidade

O lançamento reafirma o compromisso do Baianas Ozadas com a produção autoral e a reverência à ancestralidade. Ao longo de sua história, o bloco tem sido um palco para homenagens a ícones como Gilberto Gil, Moraes Moreira e Dorival Caymmi, além de grande parte do legado afro da cultura baiana. Agora, com esta nova parceria, o grupo renova seu repertório mantendo os pés fincados na tradição do samba-reggae, o ritmo que fez a Bahia ser conhecida em todo mundo através da parceria do Olodum com Paul Simon e Michael Jackson.

Desfile Oficial

O público poderá cantar “Muntcha História” a plenos pulmões durante o desfile do Baianas Ozadas no Carnaval 2026, que acontecerá na segunda-feira, dia 06 de fevereiro, além dos shows da banda no pré-carnaval e dias oficiais da folia em turnê por diversas cidades mineiras. A concentração está marcada para as 08h, em frente à Igreja São José (Av. Afonso Pena), com saída do cortejo às 9h e encerramento previsto para as 14h.

O cortejo é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss.

SERVIÇO

Lançamento do Single “Muntcha História (Acarajé é amor)”

  • Artistas: Baianas Ozadas (Geo Ozado) feat. Dani Mã
  • Onde ouvir: Disponível em todas as principais plataformas de streaming de música (Spotify, Deezer, Apple Music, etc).

Agenda do Desfile Oficial – Carnaval 2026

  • Data: 06 de fevereiro de 2026 (Segunda-feira de Carnaval)
  • Concentração: 08h – Av. Afonso Pena (em frente à Igreja São José)
  • Desfile: 09h
  • Encerramento: 14h

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...