Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Geral

Cães de assistência mobilidade reduzida e epilepsia auxiliam traumas e são essenciais

Muito mais que pets, os cães de assistência representam a chance de uma nova vida e a superação de problemas. De acordo com estudos publicados na Frontiers in Veterinary Science, cães treinados para auxiliar pessoas com TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), autismo, epilepsia e outras condições médicas têm efeitos comprovados na redução de sintomas e no aumento da qualidade de vida.


O psiquiatra Gilson Hiroshi Yagi afirma que cachorros treinados podem ser considerados agentes terapêuticos e profissionais de saúde. “Pacientes com quadros de transtornos apresentam melhora em parâmetros neuroendócrinos, com redução do cortisol e aumento da ocitocina após sessões com cães. No caso de TEPT, especialmente em veteranos militares, cães de suporte emocional contribuem para reduzir pesadelos, crises de ansiedade e isolamento social”, explica o médico.

Foto: Acervo Pessoal


Segundo a Assistance Dogs International, apenas em 2023 foram registrados mais de 24 mil cães atuando formalmente como animais de serviço nos Estados Unidos. “Aproximadamente 48% dos cães de assistência americanos são treinados para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes. E em uma de minhas viagens para treinamentos conheci Cissey Coleman, uma jovem que teve a vida virada do avesso após um grave acidente de carro”, comenta Glauco Lima, adestrador de cães profissional.


O especialista premiado internacionalmente testemunhou a história da americana, que vai além da superação física já que fala de coragem, recomeço e da conexão transformadora entre humanos e animais. “A conheci em um centro especializado em cães de assistência e ela contou sobre a batida que levou à amputação de sua perna. Hoje, Cissey usa uma prótese e conta com o apoio de um cão de assistência treinado para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida”.


Para que a vida da jovem seja mais independente, o animal realiza tarefas que para muitos parecem simples, mas para ela significam liberdade: acende e apaga luzes, busca objetos, puxa sua cadeira de rodas e até pega roupas na máquina de lavar, geladeira ou armário. “Como se não bastasse, o cão também está preparado para reconhecer sinais de uma crise de epilepsia e agir rapidamente, protegendo-a e chamando ajuda se necessário”, explica Glauco.


Em solo americano existem cerca de 120 organizações dedicadas ao treinamento desses cães. Mas apenas uma pequena parte menos de 20 foca no suporte a pessoas com epilepsia. “O treinamento de um cão como esse pode durar até dois anos e custar entre US$ 25 mil e US$ 50 mil. Na maioria dos casos, os planos de saúde não cobrem esse valor. Ainda assim, graças ao apoio de empresas privadas, como redes de supermercados, laboratórios, hospitais e marcas engajadas socialmente, muitas pessoas conseguem acesso ao serviço gratuitamente ou com auxílio financeiro”.


Uma das marcas que sempre fez a diferença nesse cenário é a Purina Pro Plan. Nos Estados Unidos, a empresa apoia diversas instituições que treinam cães de assistência para diferentes perfis: veteranos de guerra que enfrentam o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), crianças com autismo, pessoas com deficiência física ou sensorial. “O que esses cães oferecem vai além da ajuda prática. Eles devolvem algo que não se compra: autonomia, segurança e dignidade. Para Cissey, e para milhares de pessoas como ela, o que parecia um fim virou um recomeço guiado por quatro patas, muito carinho e um olhar que nunca julga, apenas cuida”, finaliza Glauco.

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Famosos

A atriz e empresária Andrea Nóbrega foi convidada pelo amigo Alan Lucci para participar do talk show internacional “To Talk com Alan Lucci”, transmitido...