Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, aporte da concessionária de energia impulsiona o cortejo mais inusitado da capital
O Bloco Fúnebre, conhecido por realizar o cortejo mais inusitado da capital mineira, ganha uma carga extra de potência para o Carnaval 2026: o patrocínio da CEMIG, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A parceria chega para iluminar ainda mais a proposta do bloco, que é o único a desfilar durante a madrugada e, neste ano, vai arrastar milhares de foliões na sexta-feira, 13 de fevereiro, com concentração a partir das 23h na Praça da Bandeira e cortejo descendo a Avenida Afonso Pena.
A chegada da concessionária de energia ao time de patrocinadores gerou uma conexão imediata e criativa com o bloco. Se a CEMIG é responsável por levar luz aos lares mineiros, no Carnaval ela assume a função de “eletrificar” a folia. A ideia é brincar com essa sinergia: as luzes do Bloco Fúnebre e a vibração dos instrumentos serão impulsionadas pela energia de quem entende do assunto.
Léo Lima, também fundador do bloco, reforça a brincadeira com a “alta tensão” do desfile deste ano. “A gente desfila no escuro da madrugada, então nada melhor do que ter a CEMIG com a gente para garantir que a energia não caia (risos). Falando sério, é um orgulho ter uma empresa desse porte entendendo que o Carnaval é uma usina de cultura. A CEMIG está impulsionando não só o nosso trio, mas a experiência de cada folião que vai pular com a gente. Vai ser um desfile de alta voltagem”, destaca Léo.
Villa-Lobos, Rock e a Parceria com o Grupo Zelo
O força da CEMIG se soma ao apoio fundamental do Grupo Zelo, empresa do segmento funerário que também abraçou a proposta ousada de celebrar a vida através de uma temática que, usualmente, seria tabu.
Essa união de forças prepara o terreno para um ano histórico. O bloco completa 13 anos e desfila na virada da sexta-feira, 13 de fevereiro, com o tema “Sexta-feira 13 — Ô Sorte!!”. A mistura musical continua desafiando o convencional: o repertório vai unir a grandiosidade orquestral de “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, a clássicos do Iron Maiden e Cartola, além das tradicionais marchinhas.
Personagens do imaginário de BH, como a Loira do Bonfim e o Capeta do Vilarinho, também marcarão presença, provando que, com a energia certa e os parceiros ideais, até o medo vira festa no Carnaval de Belo Horizonte.
Bloco Fúnebre na web:
YouTube — Bloco Fúnebre BH (canal)
Serviço:
Desfile do Bloco Fúnebre (Carnaval 2026)
Data: 13 de fevereiro – sexta-feira
Tema: “Sexta-feira 13 — Ô Sorte!!”
Concentração: 23h — Praça da Bandeira
Saída: 00h (meia-noite)
Trajeto: Praça da Bandeira → Av. Afonso Pena → Praça Milton Campos
Dispersão: 3h — Praça Milton Campos
Patrocínio: CEMIG (por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais), Grupo Zelo, Sympla e Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur