Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cinema & Arte

Mostra Gorutuba de Cinema começa nesta quinta-feira em Janaúba

Registro da primeira edição do evento – Inovar Produções. 

Com entrada gratuita, exibições de filmes, apresentações musicais, espetáculos teatrais, rodas de conversa e barraquinhas, evento acontece até sábado na cidade situada no Norte de Minas

A 2ª edição da Mostra Gorutuba de Cinema movimenta a cidade de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, nesta semana. O evento, acontece a partir desta quinta-feira, 03 de abril, vai até sábado, 05 de abril, com exibições gratuitas de filmes ao ar livre, além de um rico repertório de apresentações musicais, espetáculos teatrais, rodas de conversa e barraquinhas na Praça Viva Vida. Este ano, a mostra conta com a colaboração especial do Festival Cine Cipó, reconhecido por explorar temáticas socioambientais, etnográficas, e discutir questões vitalmente importantes como gênero e direitos humanos, enquanto homenageia Waldir Palhinha, patrono do projeto.

Patrícia Antunes, cineasta e coordenadora da iniciativa, reforça a relevância do evento. “A Mostra Gorutuba de Cinema é mais do que um festival; é um movimento de resistência, afeto e transformação.  Janaúba, uma cidade do semiárido mineiro, não tem uma sala de cinema há mais de 40 anos, e gerações inteiras cresceram sem a experiência de assistir a um filme na telona. Diante dessa realidade, a Mostra se torna um espaço de reencontro, formação de plateia e valorização do cinema brasileiro, devolvendo à cidade o direito de ver e se ver na tela grande”, disse.

Nesta 2ª edição, o Rio Gorutuba é o grande fio condutor, pois ele simboliza o fluxo da memória, das histórias e das transformações. O festival também recebe com honra o Festival Cine Cipó, fortalecendo a troca entre diferentes territórios e olhares cinematográficos. Além disso, a Mostra caminha junto com o Sementes de Cinema, um projeto que atua na formação audiovisual e, por meio de oficinas ensina as pessoas a fazer cinema, proporcionando ferramentas para que novos realizadores contem suas próprias histórias.

Confira a programação completa:

Quinta-feira – 03 de Abril

17:00 – Cortejo pelas ruas da cidade

Concentração na Praça do Cristo, caminhada pelas ruas da cidade até a Praça Viva Vida com participação de artistas locais e do Circo Teatro Itinerante da Argentina “Cia El Individuo”

18:30 – Abertura oficial da 2ª Mostra Gorutuba de Cinema

Local: Praça Viva Vida

19:00 – Exibição de Filmes

Sessão 1

Nascentes: Histórias que Fluem

• Casamento Gorutubano: um resgate histórico

[estréia do filme de Janaúba produzido com recursos da LPG municipal]

20’ DOC. Janaúba/MG – Direção: Grupo Sorriso, Felipe Mateos e Vampierre [Livre]

Acessibilidade LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Esse curta-metragem é baseado nas memórias ancestrais do povo Gorutubano. Um povo originário do Norte de Minas Gerais de origem cafuzo ou caboré, que é mescla de índios Tapúias com negros fugidos das senzalas no Sul de Bahia e que se estabeleceram no Vale do Rio Gorutuba, tornando-se assim conhecidos como os Gorutubanos.

• A Saga

28’ FIC. MG – Direção: Dayse Amaral Dias [Livre]

Acessibilidade LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Após uma enchente devastar a pequena cidade de Estrela do Sul, a jovem Maria Flor embarca em uma jornada mágica e desafiadora para salvar sua mãe doente. Com coragem e amor, Maria Flor descobre que a verdadeira luz não vem apenas dos vagalumes, mas da força que existe dentro de si. Uma saga encantadora sobre amor, sacrifício e os laços que nos mantêm firmes diante das adversidades.

• Trincheira

14’ FIC. AL – Direção: Paulo Silver [Livre]

Sinopse: Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

• OMI

4’ ANIM. RJ – Direção: Felipe Santana  [Livre]

Sinopse: “Deixe que a água te apresente o sentido da vida” Um filme experimental que traz a água como elemento principal buscando a ancestralidade jejê-nagô, OMI ensina a adentrar em águas profundas de nossa psique e deixar fluir todas as vibrações que perpassam. É um convite para mergulhar nos mistérios e na cosmovisão que esse elemento traz consigo.

• Apnéia

15’ ANIM. PR – Direção: Carol Sakura e Walkir Fernandes [Livre]

Sinopse: Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

• Vento Forte

59’ DOC. MG/DF – Direção: Patrícia Antunes [Livre]

Sinopse: Vento Forte revela as violações sofridas por comunidades pesqueiras tradicionais no Brasil, ameaçadas por grandes empreendimentos, turismo predatório e exploração ambiental. O documentário mergulha na luta por direitos humanos e ambientais e de forma poética convida o espectador a refletir sobre a urgência de preservar os modos de vida tradicionais.

21:30 – Show Banda Sem Akazzo

O melhor do Samba

—————————————————————————————————-

Sexta-feira – 04 de Abril

17:30 – Apresentação teatral para público infantil – Espetáculo “Grandes Roubadas” com o Circo Teatro Itinerante da Argentina “Cia El Individuo”

18:30 – Exibição de Filmes Infantis

Sessão 2

Remansos da Infância

• Os Aventureiros do Tempo Perdido

9’ ANIM. RJ – Direção: Luah Garcia [Livre] Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Australis, Naturélie e Terroso vieram de uma galáxia distante, mas beeeem distante para ajudar na reconstrução da natureza na Terra, porém no meio do caminho conhecem uma brotinho rebelde, chamada Judith.

• Dono de Casa

8’ FIC. MG – Direção: Anderson Lima [Livre] Acessibilidade LIBRAS e LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de um escritório, mas sem carros para quebrar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

• Dourado

8’ FIC. MG – Direção: Bernardo Ferreira Teixeira [Livre]

Sinopse: Arthur é um garoto de seis anos inteligente, criativo e explorador. Ele vive uma grande aventura ao se perder da mãe em um passeio no mercado central.

• Vivi Lobo e o Quarto Mágico

13’ ANIM. PR – Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo [Livre]

Sinopse: Vivi Lobo é zombada pelos colegas da escola por conta do seu nome. Mas quando ela descobre uma porta mágica em seu quarto, começa dentro dela um processo de transformação que a fará ver o vê-lo de uma forma diferente.

• Véu de Amani

14’ FIC. DF – Direção: Renata Diniz  [Livre]

Sinopse: Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

19:30 – Exibição de Filmes

Sessão 3

Águas Revoltas: Cinema e Resistência

• Claudete e o Bolo

5’ ANIM. SP – Direção: Fádhia Salomão [Livre]

Acessibilidade Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Claudete não se cansa de fazer bolos. Ou será que ela se cansa?

• Seremos Ouvidas

13’ DOC. PR – Direção: Larissa Nepomuceno  [Livre]

Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidade diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

• Aula de Hoje

16’ DOC. AL – Direção: Dário Júnior  [Livre]

Sinopse: Ângela, uma professora de geografia moradora do vale do Reginaldo – grota situada na cidade de Maceió – usa o cinema como principal recurso didático. 30 anos após sua estreia, o curta-metragem Ilha das flores ainda se mostra atual.

• Cavalo Marinho

24’ DOC. ES/DF – Direção: Gustavo Serrate  [Livre]

Sinopse: Um grupo de garotos que vive na periferia do litoral capixaba educando montarias para trabalho, transporte e diversão resolve organizar uma corrida de cavalos para competir e decidir quem é o melhor jóquei da turma.

• Algoritmo

20’ FIC. DF – Direção: Thiago Forest  [12 anos]

Sinopse: O governo totalitário de um futuro distópico controla o fluxo de informações e as pessoas começam a sumir misteriosamente. Nicole, uma jovem de 18 anos e estudante de veterinária, passa a ter sua vida investigada pelo algoritmo desse regime.

• Ditadura Roxa

23’ FIC. MG – Direção: Matheus Moura [12 anos]

Sinopse: Yeda, mulher verde, vende pães e biscoitos caseiros para sustentar a casa onde vive com seu marido doente. Por meio do contexto das pessoas verdes, conhecemos a realidade de quem vive à margem de uma sociedade roxa, que naturalmente segrega as pessoas de rosto verde. Uma oportunidade faz com que Yeda repense sua identidade e seus valores.

• Chão de Fábrica

24’ FIC. SP – Direção: Nina Kopko  [12 anos]

Sinopse: 1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica do ABC Paulista. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.

21:30 – Show Rica Sodré e banda

O melhor do Axé e do Reggae

———————————————————————————————————

Sábado – 05 de Abril

17:00 – Roda de conversa: Rio Gorutuba o que sabemos sobre ele?

Uma conversa sobre a importância histórica, cultural e ambiental do Rio Gorutuba, refletindo sobre os desafios atuais e as iniciativas de preservação, além de explorar como o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para documentar, sensibilizar e transformar a relação da comunidade com suas tradições.

19:00 – Exibição de Filmes

Sessão 4

Espelho d’Água: Reflexos de Identidade

Curta-metragens

• Guri

13’ FIC. ES – Direção: Adriano Monteiro [Livre]

Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de bolinha de gude do seu bairro.

• O Preto de Azul

8’ ANIM. RJ – Direção: Álvaro Tallarico e Leandro Ferra [Livre]

Sinopse: “O Preto de Azul” traz a história de um menino que viaja em busca de seu sonho artístico. A obra traz diversas metáforas e mitologias africanas, juntamente com doses de fé e aventura. O jovem percorre um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. Porém, será que o sonho vale a pena? O filme conta com trilha sonora original do Kaialas, projeto que une Brasil e Cabo Verde através de Álvaro Tallarico e Plácido Vaz.

Longa-metragem

• Marte Um

115’ FIC. MG – Direção: Gabriel Martins [16 anos]

Sinopse: O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir a vida no Brasil em mudanças.

21:20 – Encerramento oficial da 2ªMostra Gorutuba de Cinema

21:30 – Show  – Os Pedritos

O melhor do Rock Nacional e Internacional

A 2ª Mostra Gorutuba de Cinema é realizada pela Arte em Movimento, com parcerias da Prefeitura de Janaúba, Festival Cine Cipó, ProArt e apoio financeiro do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. A iniciativa é beneficiada pela Lei Paulo Gustavo, reafirmando o compromisso de valorizar e expandir o cinema na região.

Para mais detalhes e atualizações sobre a programação, acesse as redes sociais: @artemovimento.online.

Serviço:

2ª Mostra Gorutuba de Cinema

Data: 03 a 05 de abril, na Praça Viva Vida, em Janaúba (MG)

Entrada franca

Classificação livre

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Famosos

A atriz e empresária Andrea Nóbrega foi convidada pelo amigo Alan Lucci para participar do talk show internacional “To Talk com Alan Lucci”, transmitido...