Destaque

Novato no Carnaval de BH: Bloco Salada de Frutas confirma desfile no Floresta

Formado por pessoas que já passaram por diversos blocos da capital mineira, grupo fará o seu segundo cortejo na Avenida Assis Chateaubriand no dia 8 de fevereiro

O Carnaval de Belo Horizonte ganha cada vez mais cores e novos contornos. É o caso do bloco Salada de Frutas, que estreou no ano passado e realiza seu segundo desfile oficial no domingo, dia 8 de fevereiro, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, com o tema Frutas Selvagens: há uma alegria selvagem em estar vivo”. Com concentração marcada para as 14h, o bloco promete levar para a avenida um manifesto de alegria e resiliência, reunindo cerca de 120 integrantes entre bateria, banda e ala de dança. O repertório eclético promete arrastar milhares de foliões pela avenida.

Apesar de ser um bloco jovem, o Salada de Frutas carrega a experiência de veteranos da folia mineira. O coletivo é formado por artistas da cena independente com vasto histórico no Carnaval de BH. À frente do projeto está o artista e dançarino Iale Máximo Buscácio, figura conhecida na cidade por sua atuação como coordenador, dançarino e porta-estandarte em diversas agremiações.

A semente do bloco foi plantada no Carnaval de 2024. Após passar por frustrações na coordenação de uma ala em outro cortejo, Iale ouviu de amigos, durante uma conversa acalorada, o incentivo que faltava: “Você precisa montar o seu próprio bloco!”. Ao lado, sua mãe, Dona Cynthia Mara Máximo Buscácio, com os olhos marejados, validou o sonho: “Eu também acho”. Ali nascia o projeto.

O nome “Salada de Frutas” é uma metáfora direta sobre a potência da coletividade. A ideia é que, assim como as frutas possuem sabores únicos individualmente, a mistura delas cria um néctar novo e poderoso. “O bloco surgiu como um convite para todos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual. É uma proposta de valorização das diferenças, criando um ambiente onde cada um pode ser quem é”, explica Iale Máximo.

Para o desfile deste ano, o fundador escolheu o tema “Frutas Selvagens: há uma alegria selvagem em estar vivo”. O conceito é uma resposta direta e poética a um dado alarmante: em janeiro de 2025, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a solidão como uma epidemia global, afetando 1 a cada 6 pessoas no mundo.

Diante desse cenário, Iale propõe o Carnaval como ferramenta de cura social. A metáfora das “frutas selvagens” alude àquelas que nascem em condições inóspitas, sem cuidados adequados, mas que sobrevivem e florescem “apesar de”.

“Entendemos que as pessoas têm vivido situações de isolamento social e adoecimento mental. Nossa proposta é acolher essa diversidade e transformar em beleza. Queremos gerar espaços que possibilitem conexões sociais reais, fortalecendo as pessoas para que possam resistir e existir, assim como as frutas selvagens na natureza”, destaca o fundador.

Além da pauta social, o bloco levanta a bandeira ambiental, inspirando-se em iniciativas de plantio de árvores frutíferas em espaços urbanos, como os projetos Fruto Urbano e Green São Paulo, defendendo que a ocupação da cidade também passa pela garantia de alimento e sombra para a comunidade.

Acompanhe o bloco Salada de Frutas no Instagram: @bloco.salada.de.frutas.

Serviço
Desfile do Bloco Salada de Frutas

Data: 08 de fevereiro (domingo pré-carnaval) 
Horário: Concentração às 14h00 | Dispersão às 20h
Local: Avenida Assis Chateaubriand (em frente à Praça Zamenhof), Bairro Floresta, Belo Horizonte.

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...

Copyright © 2026 | Todos os Direitos Reservados | Programa Camarote | Parceiro SBT

Sair da versão mobile