Debates de alto nível sobre justiça, tecnologia e governança marcaram a edição de 2025 do tradicional encontro em Lisboa.
O advogado Victor Hugo Iunes Guerra marcou presença no XIII Fórum de Lisboa, um dos mais prestigiados encontros internacionais, com o tema: “ O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na era inteligente.”

A convite do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Victor Hugo acompanhou debates importantes ao lado de autoridades de expressão global, como Mike Pompeo (ex-secretário de Estado dos EUA e ex-diretor da CIA), Gonçalo Saraiva Matias (ministro adjunto e da Reforma do Estado de Portugal) e Gustavo Augusto Freitas de Lima (conselheiro do CADE).
O evento também reuniu chefes de Estado, como os governadores Helder Barbalho (PA) e Tarcísio de Freitas (SP), além de ministros do STF — Luiz Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, André Mendonça e o próprio Gilmar Mendes — e diversos ministros do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, conselheiros e professores de renome.

Ao integrar discussões de alto nível, Victor reforça o compromisso do prestigiado evento com a promoção do Estado de Direito e o aprimoramento institucional diante dos desafios contemporâneos da era inteligente.
“Participar do Fórum de Lisboa além de uma honra, é compreender que a defesa da democracia exige não apenas vigilância, mas também inovação, principalmente na esfera legislativa. Em um mundo marcado pela aceleração tecnológica e pela volatilidade institucional, o Direito precisa ser não apenas guardião das liberdades, mas catalisador de transformações conscientes. A evolução da sociedade na era inteligente só será segura se ancorada em pilares sólidos de justiça, responsabilidade e lucidez.”

Relacionado
