Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Destaque

Vaine & Funkse abrem ciclo de lançamentos do DVD ao vivo com “Pode Pular / Vamo Pro Rolê”

Vaine & Funkse dão início aos lançamentos do DVD ao vivo com “Pode Pular / Vamo Pro Rolê”, registro que traduz a força de um show construído de forma conjunta e pensado como um encontro real entre dois projetos que compartilham público, cidade e histórias. Gravado ao vivo no Mineiro Beat 2024, o audiovisual captura a apresentação realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), diante de um público de mais de 8 mil pessoas, consolidando um dos momentos mais marcantes da história recente dos artistas. O lançamento chega pelo selo Base Company.


O DVD nasce como um projeto assinado por Vaine & Funkse, fruto de uma relação construída nos palcos da cena independente de Uberlândia. O audiovisual também conta com a participação do DJ Geuníno, falecido em setembro deste ano, figura essencial da cultura hip hop e do funk na cidade, cuja presença foi eternizada no registro. “Ele também é parte desse lançamento. A perda nos fez dar um tempo, mas temos certeza de que, se ele estivesse aqui, estaria vibrando com esse material. Seria o primeiro a puxar a gente para colocar isso no mundo, trazendo várias ideias”, relembram os artistas.


A proposta do show conjunto surgiu a partir dessa convivência artística e foi oficializada pelo próprio festival, que convidou os artistas a apresentarem o espetáculo nesse formato especial. “Depois de alguns encontros em shows aqui na cidade, o Mineiro Beat propôs que fizéssemos o show nesse formato Vaine & Funkse. Topamos na hora”, relembra Isac, da Funkse.


O projeto reúne duas canções, como a faixa “Pode Pular”, composta por Vaine e Funkse. A música carrega uma mensagem de resiliência e movimento, usando a metáfora do salto como resposta aos desafios da vida. Ela foi pensada especialmente como porta de entrada da apresentação. “‘Pode Pular’ é uma faixa que sintetiza bem a junção do meu trabalho com a Funkse. Fizemos com a intenção de introduzir o show, como um cartão de visitas do que estava por vir”, explica Vaine.

A canção parte do funk como base estética e conceitual, explorando ideias de ritmo, groove, liberdade e dança, elementos que conectam diretamente o hip hop à sonoridade deles. “O funk é o ambiente artístico que deu origem à musicalidade do movimento hip hop, então escrevi sobre todos esses conceitos que dão afinidade artística para nossa parceria”, completa.


Já “Vamo Pro Rolê”, composição solo de Vaine, é uma música histórica em sua trajetória e presença constante nos palcos. Lançada originalmente na primeira mixtape do artista, De 011 a 034, a faixa ganhou o status de “hit da noite uberlandense” ao longo dos anos. “É uma música muito pra cima e dançante que, ironicamente, fala sobre as desventuras que a gente vivia ao dar um rolê pro centro da cidade, onde tudo, ou nada, pode acontecer”, conta. Inspirada por referências que vão de Kamau, em “Sabadão”, a Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, a canção narra aquele rolê que termina quando já não sobra quase nada, “só o bagaço da laranja”, como define Vaine.


“Pra mim, ‘Vamo Pro Rolê’ é um hino da noite uberlandense”, define Isac. Pedro também reforça a conexão pessoal com a faixa: “Relata muito do que vivi durante anos frequentando a noite da cidade, por isso consigo me conectar tanto com esse som”.
Jacob completa: “Ambas as músicas carregam muita alegria e prazer de estar na pista e viver a noite especificamente na cidade de Uberlândia. ‘Pode Pular’ traz uma mensagem muito clara de que mesmo que a vida esteja cheia de perrengue, conseguimos com resiliência buscar maneiras dela ser mais leve e divertida”.


A ideia de transformar o show em DVD nasceu como uma daquelas propostas quase utópicas que surgem nos brainstorms durante a produção de um espetáculo, mas que, de tanto acreditar, os artistas decidiram transformar em realidade. “Nossa ideia inicial era só registrar o show, porque sabíamos que aquele momento era valioso”, revela Vaine. “Mas, a partir das conversas com o Lucas Orsini, fomos entendendo que dava pra transformar aquilo num registro ao vivo completo, com uma camada forte de produção artística e direção visual”.


O projeto se revelou um grande desafio, tanto no aspecto financeiro quanto no alinhamento da operação da banda com a estrutura do festival, especialmente por se tratar de um grupo local. A direção ficou a cargo de Lucas Orsini (Orsini Filmes), com direção de arte assinada por Rosy, enquanto a produção contou com o apoio do Mineiro Beat. “Foram cerca de dois meses de imersão total. É, sem dúvida, o show mais preparado que a gente já fez”, comenta a Funkse.


“Pode Pular / Vamo Pro Rolê” inaugura os lançamentos do DVD ao vivo de Vaine & Funkse e representa não apenas um registro audiovisual, mas um retrato fiel de um encontro artístico que nasce da cena, do palco e da conexão direta com o público. “O que eu mais gosto no material é que dá pro público sentir o ambiente que conseguimos criar naquele palco, onde tudo foi muito espontâneo e, apesar da importância do dia, nós nos divertimos muito tocando. Espero que todo mundo que assista consiga sentir um pouco dessa energia”, declara Vaine.


Este momento também representa a estreia oficial da Funkse nas plataformas digitais após mais de dois anos de estrada. “É uma sensação de dever cumprido, até de tirar um peso das costas”, declaram. “Tem muita coisa pra mostrar ainda, e quem acompanhou a gente até aqui vai viver esse lançamento tão intensamente quanto nós”, finaliza Funkse.

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...