Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Chega de mistério! Baianas Ozadas lança tema do carnaval de 2026 nesta terça-feira

Geo Ozado – JP Sofranz.

Em ensaio aberto no Barzenho, na Lagoinha, bloco reunirá bateria, ala de dança, banda e convidados especiais

O Baianas Ozadas, consagrado como o “bloco do coração de BH”, prepara um dos momentos mais aguardados de seu calendário oficial: a revelação do tema que guiará o desfile do Carnaval 2026. O lançamento acontece amanhã, terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 19h, durante um ensaio aberto no Barzenho, no bairro Lagoinha. Os ingressos já estão disponíveis por meio da plataforma Sympla e há uma carga limitada de entradas gratuitas.

A noite promete uma imersão na identidade do bloco, começando com ensaios da Bateria Ozada e da Ala de Dança. O encerramento fica por conta de um show completo da banda do bloco, que receberá convidados especiais: Rodrigo Borges (sobrinho de Lô Borges), Renato Muringa (do Bloco da Esquina), André Miglio (do Volta Belchior), além de Serginho Marques, ex-vocalista do Baianas Ozadas.

A terça-feira reserva ainda mais emoções e novidades, pois, além de conhecer em primeira mão o tema do desfile deste ano, o público presente vai acompanhar o lançamento oficial de dois singles inéditos que sintetizam a essência do Baianas Ozadas: a conexão visceral entre a musicalidade baiana e a cena cultural mineira: “Muntcha História”, fruto da parceria entre Geo Ozado e o cantor e compositor soteropolitano Dani Mã; e “Taba”, um ijexá composto por Carlinhos Cor das Águas e Renato Mattos sucesso da Axé Music dos anos 1980´s, que ganha uma releitura especial com arranjo de metais e um significado profundo com a participação especial de Serginho Marques, artista que já esteve à frente dos vocais do bloco e hoje luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

“Muntcha História” – já disponível em todas as plataformas digitais – é uma celebração do encontro e do pertencimento. Nascido em Salvador e com uma trajetória marcada pela fusão do Tropicalismo, Blues e sonoridades do Recôncavo Baiano, Dani Mã une sua essência à do líder do Baianas Ozadas para criar uma obra envolvente e dançante. A letra narra a magia de quem chega e é “escolhido” pelo lugar, evocando a proteção do tabuleiro da baiana e a “ozadia” de se jogar na roda. “É uma música que traduz o “dendê” presente no sangue e na alma de quem vive e ama o carnaval”, destaca Geo Ozado.

A outra canção, “Taba”, a ser lançada nas plataformas nos próximos dias, é um ijexá composto por Carlinhos Cor das Águas e Renato Mattos, que reforça as raízes do bloco, falando sobre o sagrado, o candomblé, o ijexá, também as heranças dos povos originários, em conexão profunda com a natureza, culminando na celebração do carnaval. A faixa conta com a participação especial de Serginho Marques, figura emblemática da música em Minas Gerais, que enfrenta há cerca de quatro anos a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma condição que limita seus movimentos e mobilidade. Hoje, utilizando cadeira de rodas e sem os movimentos dos braços e pernas, ele empresta sua voz e carisma à gravação, transformando a música em um símbolo de resistência. “Serginho é dos maiores cantores populares que eu conheço, um mestre da arte de cantar. Ele nos dá grandes lições de amor à vida, fé e persistência, mesmo diante de todas as adversidades. Serginho viveu em Salvador entre 1986 e 1990, e quando regressou para Minas tornou-se o pioneiro a cantar o cancioneiro dos grandes sucessos da Axé Music. É o um grande Mestre da nossa verdade”, destaca Geo Ozado sobre a participação do amigo.

Fundado em 2012 pelo baiano radicado em Minas, Geo Ozado, o bloco foi pioneiro ao “baianizar” a folia mineira, conectando a riqueza dos ritmos afro-baianos, como ijexá, samba-reggae e axé, com a rica cena de Belo Horizonte. Para 2026, a expectativa é manter a tradição de reverenciar a ancestralidade e os ícones da música brasileira.

Legado e Ancestralidade

O Baianas Ozadas construiu sua trajetória sobre pilares de respeito à história da música. Em anos anteriores, o cortejo já homenageou gigantes como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Luiz Caldas e o centenário de Dorival Caymmi, além de celebrar a força dos blocos afro como Olodum e Ilê Aiyê. Em 2025, o bloco emocionou a Avenida Afonso Pena ao celebrar os 40 anos da Axé Music com o tema “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”, reforçando seu compromisso social e inclusivo.

Geo Ozado, líder do bloco, destaca a legitimidade conquistada ao longo de mais de uma década de história. “O Baianas Ozadas não apenas baianizou o carnaval de Belo Horizonte ao ser pioneiro em trazer os ritmos afro-baianos para o novo carnaval da cidade, mas também conquistou sua legitimidade por seu pertencimento cultural e profundo respeito à ancestralidade. Celebramos e reverenciamos o legado dos grandes mestres da música baiana de todas as épocas e movimentos”, afirma.

Ele completa citando uma referência histórica do grupo: “Temos dendê! E como dizia o mestre Moraes Moreira, ‘mancha de dendê não sai’. Essa frase traduz perfeitamente o que somos: autênticos e ligados à nossa ancestralidade”, finaliza.

Desfile no Carnaval de BH 2026

O desfile oficial do Baianas Ozadas em 2026 acontecerá na segunda-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro. A concentração está marcada para as 09h, em frente à Igreja São José (Av. Afonso Pena), com saída do cortejo às 10h e dispersão prevista para as 14h. O cortejo é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss.

Serviço:

Ensaio Aberto Baianas Ozadas – Lançamento do Tema Carnaval 2026

Data: 03 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Barzenho (Rua Itapecerica, 865 – Lagoinha, Belo Horizonte)

Atrações: Ensaio da bateria e ala de dança, show da banda e convidados especiais.

Ingressos: Disponíveis no Sympla (Lote OFF e preços populares): https://www.sympla.com.br/evento/ensaio-aberto-baianas-ozadas-lancamento-tema-carnaval-2026-com-convidados/3293285

Agenda do Desfile Oficial

Data: 16 de fevereiro de 2026 (Segunda-feira de Carnaval)

Concentração: 08h – Av. Afonso Pena (em frente à Igreja São José)

Desfile: 9h

Fim do cortejo: 14h

O cortejo é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss.

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...