Referência nacional em hotelaria e hospedagem assistida para a terceira idade, a Paris Residence redefine o conceito de envelhecer com dignidade no Brasil. À frente desse modelo inovador está a Dra. Débora Cristina Flores da Costa, fundadora e proprietária da instituição, hoje consolidada como a maior Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de alto padrão do Sul do País, situada em Balneário Camboriú (SC).
Muito além de uma estrutura de excelência, a Paris Residence tornou-se um símbolo de gestão humanizada e cuidado integral.

A instituição recebe residentes de todo o território nacional justamente por oferecer um modelo de “hotelaria assistida” que prioriza autonomia, segurança, bem-estar emocional e qualidade de vida, rompendo com estigmas historicamente associados às ILPIs.
A história da Paris Residence começou a ser idealizada em 2019, a partir da união de propósitos entre o casal Dra. Débora Cristina Flores da Costa e o médico Dr. Odelmir Teixeira. Enquanto ela reunia sólida experiência em gestão, expertise gerontológica e visão jurídica aplicada ao cuidado do idoso, ele agregava a perspectiva médica indispensável para a construção de um modelo assistencial completo, seguro e baseado em evidências. Foram três anos de planejamento, estudos e execução até a inauguração oficial, em 18 de julho de 2022.

Inspirada na cidade de Paris, na França, a residência foi projetada pela renomada arquiteta Anna Meneghetti, prima da proprietária. O conceito arquitetônico alia sofisticação, conforto e funcionalidade, respeitando as necessidades específicas do envelhecimento e proporcionando um ambiente que se aproxima mais de um hotel de alto padrão do que de uma instituição tradicional.
Durante o período de construção da Paris Residence, a Dra.
Débora aprofundou ainda mais sua formação profissional. Tornou-se especialista em Gerontologia e Saúde Mental, Administração Hospitalar e Clínica, além de Direito e Estatuto do Idoso. A partir desse processo acadêmico e prático nasceu o Projeto Construindo a Longevidade, desenvolvido exclusivamente para a Paris Residence e que hoje serve como referência e modelo para outras ILPIs no país.

O projeto trabalha de forma estruturada os quatro pilares da vida — emocional ou mental, físico, social e espiritual — promovendo envelhecimento ativo, preservação da identidade e fortalecimento da autonomia do idoso. Como complemento dessa filosofia, foi criado o subprojeto Café com Família, iniciativa que estimula a convivência entre residentes, familiares, equipe e gestão, fortalecendo vínculos afetivos e combatendo o isolamento social.
Em 2026 a Paris Residence reforça o compromisso não apenas como uma instituição de alto padrão, mas com um novo paradigma de cuidado com excelência na prestação de serviços e a busca incessante pela qualidade de vida para alcançar a tão sonhada longevidade.
Relacionado








































