Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Destaque

Ensaios abertos nesta semana aquecem os foliões para o Carnaval de BH

As Charangueiras, Baianas Ozadas, Batuque Coletivo, Asa de Banana e o Bloco Fúnebre se preparam para fazer bonito nos seus desfiles

Belo Horizonte entra no ritmo do pré-Carnaval com uma sequência de ensaios abertos nesta semana. As Charangueiras, Baianas Ozadas, Batuque Coletivo, Asa de Banana e o Bloco Fúnebre farão o aquecimento dos foliões em diferentes pontos da cidade, entre terça-feira (20/01) e domingo (25/01). Os encontros são uma oportunidade para que os foliões comecem a se aquecer e entrem no clima de folia na capital mineira, promete lotar as ruas e quebrar recordes. 

As Charangueiras: bloco de mães homenageia o sertanejo feminino em 2026

Com uma proposta que combina ocupação do espaço público, música e encontro, As Charangueiras, que agitam o domingo pré-carnaval, 8 de fevereiro, se destacam por serem um bloco de mães, que reforça a ideia de Carnaval como convivência, cuidado e celebração coletiva. Em 2026, o grupo leva para os ensaios (e para a rua) uma homenagem ao sertanejo feminino, trazendo para o repertório e para a energia do cortejo referências que colocam as vozes das mulheres no centro da festa.

Ensaios abertos

  • Terça (20/01) — 19h30 às 22h — Rua Iraí, 235, Luxemburgo — entrada gratuita
  • Sábado (24/01) — 9h às 11h30 — Barragem Santa Lúcia — entrada gratuita

Bloco Fúnebre: “Sexta-feira 13 — Ô Sorte!!”.

O Bloco Fúnebre, conhecido como um dos mais inusitados da capital e por abrir oficialmente o período de folia, faz seu cortejo em uma data simbólica: sexta-feira, 13 de fevereiro, com o tema “Sexta-feira 13 — Ô Sorte!!”, celebrando o seu 13º aniversário.  O bloco também reforça sua relação com o imaginário de BH: estão confirmados personagens como Loira do Bonfim e Capeta do Vilarinho, inspirando fantasias e narrativas no cortejo.

Ensaio aberto

Asa de Banana: axé com Rock dos anos 80 no Carnaval 2026

Criado em 2017 e presente nas ruas desde 2018, o Asa de Banana virou referência pela estrutura artística robusta e pela energia de palco: banda, Bateria Voadora (com mais de 150 ritmistas) e a Ala de Dança Bota Pra Ferver (cerca de 30 integrantes). Em 2026, o bloco, que desfila no sábado de folia, 14 de fevereiro, apresenta uma jornada musical que mistura memória afetiva e energia de pista: o tema “Axé de Vinil — Rock Anos 80 no Carnaval do Asa de Banana”, que vai transformar a avenida em um grande encontro entre a batida contagiante do axé e a atitude elétrica do rock oitentista, com a estética vibrante da New Wave guiando cores, figurinos e performances.

Ensaio aberto

Batuque Coletivo: homenagem a Lô Borges em 2026

Criado como banda em 2013 e oficializado como bloco em 2016, o Batuque Coletivo tem um DNA de construção coletiva e muita força percussiva. Para o Carnaval de 2026, o bloco anuncia o tema “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, com homenagem a Lô Borges e conexão direta com a identidade cultural mineira, com desfile marcado para o domingo de folia, 15 de fevereiro.

Ensaio aberto

Baianas Ozadas: a mistura de Minas com Bahia

Fundado em 2012 por Geo Ozado, o Baianas Ozadas se consolidou como um dos blocos emblemáticos do “novo Carnaval” de BH, agitando a segunda-feira de folia, 16 de fevereiro, levando para a rua a força de ritmos afro-baianos. O repertório passeia por ijexá, samba-reggae e axé, com uma proposta que valoriza ancestralidade, alegria e inclusão — marca registrada do bloco ao longo dos anos.

Ensaio aberto

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...