Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Destaque

“O Jogo dos Condenados” mira crítica social e marca nova fase da Alfa Centauri Filmes

O cinema independente mineiro ganha um novo capítulo com o lançamento de “O Jogo dos Condenados”, novo longa-metragem da Alfa Centauri Filmes dirigido por Barbosa Ribeiro.

A produção nasce de uma inquietação social que o cineasta identifica como essencialmente brasileira e que tomou forma a partir do sucesso da série coreana Round 6. “Tive uma inspiração na série Round 6 e fiquei imaginando como seria se fosse no Brasil”, conta. “Decidi fazer algo com criminosos para mostrar o sentimento de revolta e indignação com a impunidade que acomete o povo brasileiro, tendo em vista que pessoas que cometam crimes nem sempre são punidas.”


A narrativa se desenvolve como um jogo moral conduzido por personagens que remetem a casos que ganharam repercussão nacional nos últimos anos. A força dramática da obra intensifica-se com as atuações de Lorena Tucci e Matheus Lustosa, conhecidos do grande público desde seus trabalhos em Chiquititas, no SBT. Segundo Ribeiro, a escolha dos dois atores foi estratégica e orientada pelo peso emocional exigido pela história.

“A atuação deles contribuiu com a força dramática por serem personagens com forte carga emocional, sobretudo aquela interpretada pela Lorena, o que fez com que fosse importante contar com atores experientes e renomados”, afirma.


Ambos vivem papéis inspirados em episódios reais que inflamaram debates sobre justiça e privilégio no Brasil. Lorena interpreta uma jovem que acusa injustamente uma celebridade de um crime, enquanto Matheus dá vida a um rapaz rico envolvido no atropelamento de um ciclista. “São personagens importantes de grande impacto na história”, diz Ribeiro. “Ambos foram baseados em pessoas reais, casos que indignaram o país.”


Gravado em Belo Horizonte, o filme reforça o fortalecimento do audiovisual mineiro, embora a logística de uma produção desse porte fora do eixo Rio–São Paulo tenha exigido mais esforços financeiros e operacionais.

“Os maiores desafios são justamente os gastos com transporte, hospedagem e alimentação, tendo em vista que os atores não residem aqui”, explica o diretor. “Essas despesas pesam muito no orçamento, sobretudo por se tratar de produção totalmente independente sem qualquer patrocínio público ou privado.” Ainda assim, considera o investimento compensatório.

“Sem dúvidas valeu a pena, principalmente devido à competência, experiência e notoriedade desses artistas, que ajudarão na divulgação da obra e sua inserção no mercado comercial.”


O cineasta enxerga o momento atual do audiovisual brasileiro com otimismo, especialmente após a repercussão de filmes nacionais premiados internacionalmente. “Vejo um cenário positivo para o cinema brasileiro atual, sobretudo devido às recentes premiações de filmes como

O Agente Secreto e Ainda Estou Aqui. O nosso cinema tem sido cada vez mais valorizado no cenário internacional.” Para ele, o principal desafio permanece no campo da distribuição. “Temos muito a evoluir, principalmente em relação à distribuição, pois muitos filmes encontram sérias dificuldades para se inserir no circuito comercial. Essa dificuldade é maior ainda quando se trata de produções como a nossa, gravada com um orçamento limitado.”


“O Jogo dos Condenados” é o segundo longa de Ribeiro como produtor principal. O primeiro, “Vampiros do Espaço”, foi exibido no festival Sci-Fi Floripa e deve ganhar lançamento comercial ainda este ano. Após esta estreia, a Alfa Centauri Filmes já trabalha em novos projetos, incluindo a coprodução do curta “Sentimentos de uma velha vida”, da Glee Produções, além de um novo longa com captação planejada via Lei do Audiovisual.


Ao refletir sobre sua trajetória, o cineasta destaca o caráter de construção contínua que envolve o cinema independente no Brasil. “Tem sido um caminho de persistência, escolhas audaciosas e muito aprendizado. Quero continuar produzindo, colaborando e colocando histórias brasileiras no centro da nossa tela.”

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...