A trajetória de Ju Rosario é a prova de que a arte de rua pode ser a base para os maiores palcos do planeta. Hoje solista de uma das companhias mais prestigiadas do mundo, o Cirque du Soleil, a niteroiense vive o auge de uma carreira construída com resiliência, iniciada com uma caixa de som na Praia de Icaraí e passagens marcantes pelo teatro musical e pela televisão brasileira.
O ponto de virada começou em 2021. Ju, que sempre conciliou a música com outros trabalhos para suporte financeiro, decidiu abrir suas próprias portas. “Peguei minha caixa de som e fui às ruas da minha cidade, na praia de Icaraí e cantei. Naquele dia ganhei 5 reais. Mas estava tão feliz de estar começando a me jogar”, relembra a artista.
A experiência nas ruas, embora gratificante, impunha desafios diários: Ju chegava a cantar por duas horas sob o sol de 40 graus, competindo com ruídos urbanos, muitas vezes sem público. O esforço, no entanto, rendeu frutos. Nas ruas, ela foi convidada para integrar grandes companhias de teatro de Niterói, onde protagonizou clássicos como “A Bela e a Fera” e “Saltimbancos”, além de dirigir vocais no Theatro Municipal da cidade. Em 2023, sua voz ganhou projeção nacional ao emocionar os 100 jurados do programa Canta Comigo, da Record TV.
Brasilidade em cena mundial
O salto internacional começou com uma inscrição para o banco de talentos do Cirque du Soleil em 2023. Após uma audição ao vivo no Rio de Janeiro, a confirmação veio em 2025, quando foi selecionada para ser a solista de OVO.
No espetáculo, Ju carrega a responsabilidade de ser uma das poucas vozes brasileiras e de interpretar canções que remetem aos ritmos do país, algumas inclusive em português. “Em pensar que há 3 anos eu cantava nas ruas e hoje estou como solista fazendo uma turnê mundial, é incrível de acreditar”, reflete.
Como o espetáculo OVO é uma criação da coreógrafa Deborah Colker e possui profunda inspiração na cultura nacional, Ju utiliza sua voz para reforçar essa identidade, cantando partes do repertório no próprio idioma e explorando ritmos do Brasil.
“Tenho trazido a musicalidade e harmonia vocal que só os brasileiros têm para levar um pouco do nosso país para o mundo”, completa a artista.
A experiência tem sido tão emocionante quanto intensa. “Tem sido enriquecedor cantar para tantas pessoas diferentes, conviver com pessoas de diversas culturas e integrar o casting de uma das maiores companhias de entretenimento do mundo”, afirma Ju, que recentemente também viveu a alegria de ter o filho na plateia do teatro londrino, reforçando que a arte é capaz de levar beleza e esperança pro mundo.
Atualmente, cumpre temporada no icônico Royal Albert Hall, em Londres, onde se apresenta até o início de março. Para ela, estar ali é um marco simbólico: “Quando entrei no Royal e pisei no palco um misto de sentimentos veio à minha mente e coração. Me passou na cabeça a minha trajetória, fazendo animação de festas, cantando nas ruas e algumas vezes me apresentando nos shoppings. E sou grata porque essa trajetória me trouxe até aqui. A minha base é sólida”, comenta.
A temporada em solo britânico eleva a trajetória de Ju Rosario a um novo patamar de reconhecimento. Para a artista, a magnitude do palco londrino é o ápice de uma jornada construída com autonomia e dedicação. “Tudo que aprendi com o que vivi me faz ser grata por cantar onde outros grandes artistas se apresentaram, inclusive uma das minhas cantoras favoritas: Adele. É como estar vivendo um sonho!”, finaliza.
Relacionado








































