Barra
conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Nota de repúdio contra a intolerância e ofensiva preconceituosa no carnaval de BH

O bloco Baianas Ozadas vem a público manifestar seu repúdio ao projeto de lei proposto pela Frente Cristã da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que visa proibir a passagem de blocos carnavalescos em ruas próximas a igrejas, templos e centros espíritas durante o Carnaval. Essa iniciativa é uma afronta à diversidade cultural e uma tentativa de cerceamento da liberdade de expressão e de credo, valores fundamentais protegidos pela Constituição Federal e pela legislação brasileira.

A tentativa de impedir a circulação de blocos carnavalescos em ruas próximas a centros religiosos é  um ato de intolerância religiosa e viola o princípio da laicidade do Estado, conforme garantido pelo artigo 19 da Constituição Federal de 1988. Vale lembrar e destacar que a primeira Lei de Liberdade de Culto Religioso no Brasil é de autoria de um baiano, do escritor Jorge Amado, então deputado constituinte em 1946. E que desde 2017 nosso bloco realiza a já tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja de São José com o consentimento e anuência dos padres da paróquia.

Além de representar um ataque à maior manifestação cultural do Brasil, tal atitude ignora o fato de que o Carnaval se tornou um dos maiores atrativos turísticos de Belo Horizonte. A cidade tem se destacado recentemente por seus blocos de rua, que atraem milhões de foliões, contribuindo significativamente para a economia local e para a promoção da capital mineira no cenário turístico nacional e internacional.

A aprovação de um projeto que impede a livre circulação de manifestações culturais em espaços públicos pode ser considerada inconstitucional, não apenas por violar a liberdade de expressão, mas também por ter caráter discriminatório.

Não é a primeira vez que parlamentares da câmara de vereadores da capital propõem este tipo de ofensiva contra o carnaval sem a escuta democrática de setores da sociedade e, principalmente, sem escutar os representantes e realizadores do carnaval. Acreditamos não existe política compromissada com a verdade e justiça social sem o diálogo.

O bloco Baianas Ozadas reafirma seu compromisso com o diálogo e a convivência pacífica entre todas as expressões culturais e religiosas, reiterando que o direito ao respeito das tradições do Carnaval em Belo Horizonte deve ser preservado.

A defesa da alegria, da diversidade, da liberdade do direito de festejar o carnaval, esta grande marca identitária do povo brasileiro há mais de um século, não se calará frente a propostas conservadoras que não refletem a vivacidade e a pluralidade da sociedade.

Como diz nossa canção para o carnaval de 2025: “mais respeito, mais amor é o que a gente pede.”

Baianas Ozadas

Leia também:

Destaque

Ontem, um novo marco foi estabelecido na indústria audiovisual com a inauguração da nova casa e estúdio da Doug Filmes, uma das maiores potências...

Destaque

Começa hoje a abertura oficial da 79ª Expô Curvelo Rodeio Show para agitar Curvelo, Minas Gerais, e você não pode ficar de fora dessa...

Famosos

Com exclusividade recebemos uma parte da lista de famosos que confirmaram presença na festa de lançamento do programa “To Talk com Alan Lucci”, que...

Famosos

A atriz e empresária Andrea Nóbrega foi convidada pelo amigo Alan Lucci para participar do talk show internacional “To Talk com Alan Lucci”, transmitido...