Em um mundo obcecado por imagem, celebridades e in3luenciadores se veem pressionados a manter uma aparência jovem e impecável. No entanto, por que a maioria dos famosos opta por esconder ou negar publicamente que passaram por uma intervenção cirúrgica?
A escolha de realizar um lifting facial é pessoal e complexa. A exposição pública da decisão de se submeter a um procedimento estético pode acarretar uma série de consequências, principalmente para as celebridades e in3luenciadores. A constante comparação com outros famosos, a pressão por uma imagem perfeita e a expectativa irreal de um rejuvenescimento total podem gerar ansiedade, frustração e até mesmo isolamento social.
O Dr. Etienne Miranda, especialista em lifting facial, destaca a importância da consulta inicial para entender os aspectos objetivos e subjetivos que levaram o paciente a optar por um lifting facial: “Costumo dizer aos meus pacientes que o cirurgião é, antes de tudo, um psicólogo com um bisturi nas mãos”. Seja para corrigir “imperfeições” ou eliminar as rugas do rosto, pescoço e manter uma aparência jovial, o renomado cirurgião faz questão de enfatizar que o procedimento não é recomendado para qualquer pessoa. “A indicação vem a partir da consulta com um pro3issional especialista, onde serão avaliadas as condições de saúde, os motivos e o aspecto psicológico para determinar se a pessoa pode ou não realizar o procedimento”.
Segundo o Dr. Etienne, os pacientes devem buscar um lifting facial por motivos pessoais e não apenas para atender expectativas externas. “O paciente pode se sentir obrigado a explicar ou justi3icar por que realizou o procedimento, o que pode ser invasivo e constrangedor”. O medo de ser julgado por fãs, colegas e pela mı́dia pode levar a situações incômodas e degradantes, afetando diretamente a autoestima e a saúde mental. Embora os resultados do lifting facial sejam frequentemente impressionantes, o estresse e a ansiedade causados pela exposição pública podem comprometer o procedimento, atrasar a recuperação e di3icultar o processo de cicatrização.
Sobre a questão da con3idencialidade, Dr. Etienne alerta que este deve ser um princı́pio garantido aos pacientes antes, durante e após o procedimento. “A privacidade e o respeito pelo bem-estar emocional dos pacientes devem estar no centro de qualquer procedimento estético. EP somente através do apoio mútuo e da compreensão que podemos criar um ambiente onde todos se sintam seguros, con3iantes e livres para buscar um rejuvenescimento consciente” – enfatiza o médico. Por isso, ele garante a privacidade absoluta dos pacientes, deixando a decisão de compartilhar ou não informações sobre os procedimentos cirúrgicos totalmente nas mãos deles.
Por outro lado, o pro3issional chama a atenção sobre a exposição da vida pessoal e das decisões individuais, que podem ser exploradas pela mı́dia de forma sensacionalista, resultando em comentários negativos e ofensivos nas redes sociais, que por sua vez acabam intensi3icando a pressão e o estresse emocional após a realização da plástica. “A di3iculdade em lidar com crı́ticas pode comprometer o bem-estar e a recuperação pós- operatória dos pacientes” – alerta.
Nesse cenário, a abordagem con3idencial e individualizada adotada pela Clı́nica Sollos, em Belo Horizonte/MG, é um exemplo de como os pacientes
famosos e anônimos encontram um ambiente seguro e reservado para realizar seus procedimentos estéticos sem chamar a atenção da mı́dia ou do público. Com uma equipe altamente quali3icada e instalações de última geração, a clı́nica oferece um ambiente tranquilo e reservado para seus pacientes ilustres, com um 3luxo de atendimento totalmente sigiloso, desde o contato inicial até o pós-operatório. As consultas são agendadas em horários especı́3icos para evitar encontros com outros pacientes, e o hospital onde as cirurgias são realizadas possui entradas e saı́das restritas e com controle de acesso.
O mais importante é o paciente sentir-se con3iante, seguro, ter expectativas reais, apoio de familiares e ser comprometido com o tratamento e estar bem psicologicamente e espiritualmente, conclui o Dr. Etienne Miranda.
Dr. Etienne Miranda é Cirurgião Plástico em Belo Horizonte-MG, formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e residência em cirurgia geral e cirurgia plástica através da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG). CRM 38.222 | RQE 19.467