Segue com sucesso pleno a turnê literária da escritora brasileira Sayonara Salvioli pela Europa.
A autora tem viajado constantemente, apresentando a nova edição de seu romance Perfumes de Paris. Depois da Feira do Livro de Lisboa, percorreu várias cidades de Portugal, em ampla vivência cultural entre Book Fairs, cafés, bibliotecas, centros de convenções, livrarias e diversificados polos do circuito cultural europeu.

No último dia 5, sábado, a romancista teve nova sessão de autógrafos em evento de calendário oficial do âmbito, desta vez na Feira do Livro de Aveiro.
Com a amplitude desta turnê, a autora que pertence a uma academia de Letras da França e tem obras estudadas em universidades estrangeiras nos Estados Unidos e em Portugal firma presença, cada vez mais, em cenário internacional. A escritora também lançou livros em Lisboa que são comercializados no mercado europeu.
Agora, Sayonara Salvioli volta a Paris, cidade emblemática para a autora carioca e sua obra, já que é na capital francesa que se passa a trama de seu romance da turnê europeia. Na Cidade-Luz, que é o berço original da protagonista, a autora fará rodas de leitura e realizará atividades variadas nos marcantes cenários do enredo.

Nessa dinâmica, a autora está inaugurando um novo modus operandi na relação de autor/leitor/comunidade literária, dando vida e movimento para a palavra escrita. A turnê da autora brasileira pela Europa vem inaugurando um modelo atual de literatura em circularidade. A propósito, circular é a sua própria Literatura: nos diversos livros que escreveu, Salvioli ambientou suas tramas na França, na Itália, nos Emirados Árabes, em Portugal, Angola e Brasil, dentre outras culturas e civilizações.
A escritora que é verbete da Enciclopédia de Literatura Brasileira (publicação da ABL em parceria com a Biblioteca Nacional) é romancista, poeta, cronista, contista, biógrafa e dramaturga tendo o seu perfil descrito no livro mais completo dos valores literários das últimas gerações de escritores no Brasil, em classificação feita pelos saudosos e notórios acadêmicos Afrânio Coutinho e José Galante de Sousa.

Além de ser uma prodigiosa romancista de época (com respeito da comunidade acadêmica pela pesquisa histórica sofisticada que realiza), a literata e roteirista é uma precursora da contemporaneidade. E sua performance atual no circuito europeu de cultura mostra uma escritora brasileira ampliando divisas e levando a literatura nacional para o mundo.
Relacionado
